
A partir do ano de 2009, ficou definido que as equipes brasileiras que disputam a Taça Libertadores da América não poderão participar da Copa Sulamericana no mesmo ano. Nem mesmo o Campeão Brasileiro que outrora (anos de 2007 e 2008, por exemplo) tinham esse direito adquirido, agora não poderão mais. No curso do ano de 2008, fez-se essa mudança no regulamento da distribuição das vagas para clubes do Brasil.
O SOBERANO que tanto reclamava que em anos passados a Copa Sulamericana atrapalhava o Campeonato Brasileiro, agora conviverá sem ela.
Na minha opinião, essas reclamações por parte dos dirigentes e até por parte de imprensa e jogadores, são muito relativas, pois se o Clube está bem encaminhado no Nacional a Copa Sulamericana acaba atrapalhando a campanha, porém, o inverso deveria ser repensado, pois se usarmos como exemplo o SOBERANO este ano, que difícilmente se sagrará Heptacampeão, a Sulamericana cairía como uma luva nesse segundo semestre.
Como é um torneio secundário frente a Libertadores, os times que participam acabam sendo aqueles de menor expressão, e com o avanço do tricolor para as fases finais, o clube poderia obter grandes arrecadações com o Morumbi lotado, para ver o SOBERANO numa semifinal ou final contra times argentinos, uruguaios etc...
OBS: Juvenal Juvêncio crê que a Sulamericana não dá retorno financeiro aos clubes! Ele não vê que vencer uma Copa, seja ela qual for, traz ainda mais prestígio à marca São Paulo Futebol Clube tão respeitada por todo o continente sulamericano!
Nenhum comentário:
Postar um comentário